top of page

Série Indicadores Inteligentes - Parte 2


Esse é o segundo artigo da Série Indicadores criada para ajudar empresas e empreendedores que têm dificuldade nesse processo.


No primeiro artigo falamos sobre o LTV - LifeTime Value (Valor do Ciclo de Vida) e sua importância para a estratégia do negócio.


O que esse indicador mede?

LTV indica o quanto um cliente gera de receita durante todo o ciclo de sua vida na empresa.

Está relacionado à retenção e consequente rentabilidade dos clientes.

Daí já se percebe a importância desse indicador para a estratégia de marketing e ainda, para identificar falhas no processo que levam clientes a desistirem de continuar comprando os produtos e serviços da empresa.


Mas o LTV precisa estar associado a outros indicadores para trazer informações mais completas sobre a saúde do negócio.


Quais são esses outros indicadores?


Um deles é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Esse, talvez, seja um dos indicadores mais importantes de se associar ao LTV.


O CAC mede quanto a empresa gasta para fechar cada venda, normalmente, antes dela acontecer. Se o CAC for muito próximo do LTV, ou superior, a empresa tem um problema sério e algo precisa ser feito.


A regra é procurar manter o CAC bem mais baixo do que o LTV, salvo se, por questões estratégicas, a empresa decida manter assim por um período definido. Mas essa decisão precisa ser consciente.


Sua empresa associa o LTV ao CAC? E a outros indicadores?


LEMBRE-SE!!! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”



Sobre a autora


Simone Basile - Empreendedora e Mentora em Negócios. Head da INTERACTTI – Rede de Empreendedorismo e Negócios. Idealizadora do conceito Negócios Transformadores. PhD em Ciências pela USP.


Acesse a nossa página no Linkedin para ter acesso a outros conteúdos.

Nos siga.


Artboard13-alt.jpg

(55) 11 94538 6527

Whatsapp

Interactti-Logo-03.png

Todos os direitos reservados. Interactti Inspirando Negócios Transformadores©| Site desenvolvido por Atemporal

bottom of page