top of page
Foto do escritorAriel Alfonso

Indicadores Essenciais e Inteligentes


“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”

Em 1950, essa frase de Deming foi uma revolução.

Mas várias empresas ainda têm dificuldade em definir indicadores para medir seus resultados. Principalmente as PMEs.


O processo de definição de Indicadores deve ser tratado de forma estratégica dentro da organização, o que muitas vezes, não acontece.


Mas escolher os melhores indicadores não é uma tarefa fácil. É preciso primeiro entender muito bem o negócio, ter claro o caminho que se deseja percorrer, em quanto tempo algumas coisas precisam acontecer, os recursos que serão envolvidos nessa trajetória, para depois ter a clareza necessária para escolher os melhores indicadores.


Acreditamos que indicadores precisam ser inteligentes, ou seja, devem trazer informações essenciais e relevantes para uma empresa. Não adianta definir um indicador que traga informações não relevantes. E aí é onde a maior parte das empresas peca.


Por outro lado, as startups, estão mais maduras nesse processo.

Em parte, porque os investidores exigem, mas também, porque elas já nascem em ambiente de muita inovação e incerteza e assim, precisam ter muita clareza dos recursos que terão, da trajetória a ser percorrida, do roadmap.


Essa realidade, que percebemos em nossos projetos e mentorias nos motivou a escrever sobre indicadores essenciais para o negócio.

Hoje vamos falar do LTV - LifeTime Value - Valor do Ciclo de Vida.

O que esse indicador mede?

LTV indica o quanto um cliente gera de receita durante todo o ciclo de sua vida na empresa.

Está relacionado à retenção e consequente rentabilidade dos clientes.

Daí já se percebe a importância desse indicador para a estratégia de marketing e ainda, para identificar falhas no processo que levam clientes a desistirem de continuar comprando os produtos e serviços da empresa.


Mas o LTV precisa estar associado a outros indicadores para trazer informações mais completas sobre a saúde do negócio.


Falaremos mais sobre isso em nossas próximas publicações.


E sua empresa, já utiliza o LTV?


Sobre a autora:


Simone Basile - Empreendedora e Mentora em Negócios. Head da INTERACTTI – Rede de Empreendedorismo e Negócios. Idealizadora do conceito Negócios Transformadores. PhD em Ciências pela USP.


Acesse a nossa página no Linkedin para ter acesso a outros conteúdos.

Nos siga.





Commentaires


Artboard13-alt.jpg

(55) 11 94538 6527

Whatsapp

Interactti-Logo-03.png

Todos os direitos reservados. Interactti Inspirando Negócios Transformadores©| Site desenvolvido por Atemporal

bottom of page