top of page

Empreender também é construir uma grande vida



A maioria das pessoas acredita que empreender tem a ver apenas com a construção de um negócio de sucesso. Mas será que é isso mesmo?


A frase de Jonathan Fields “a idéia do empreendedorismo não é sobre construir um grande negócio, é sobre construir uma grande vida” é perfeita para nos alertar sobre como devemos enxergar o empreendedorismo hoje. Um empreendedorismo moderno, responsável e transformador.


Considerando que o empreendedor é aquele que tem um conjunto de atitudes e princípios que o leva a empreender, podemos dizer que empreender tem a ver com o “espírito de ser”.

Dessa forma, empreender não está restrito ao desenvolvimento de um negócio e sim a uma forma de se relacionar com o mundo, de visualizar e construir a vida, na sua forma mais plena.


Mas o que é preciso para, além de construir um grande negócio, construir uma grande vida?

Bem, se prestarmos atenção aos empreendedores que constroem grandes negócios, vamos perceber que há algumas coisas em comum entre eles. E uma delas é que há uma grande motivação para empreender.


Mas o que é motivação?

Essa palavra vem do latim Movere, que significa mover para realizar determinada ação.É o impulso interno que nos leva à ação. É o motivo que nos leva à ação. Mas, encontrar esse motivo, não é tão simples assim.


O que nos movimenta? Por que ou por quem fazemos algo?

Uma frase atribuída a Mark Twain diz que “Há dois dias importantes na sua vida. O dia em que nasceu e o dia em que descobriu por quê.”


Descobrir o porquê mencionado por Mark Twain é o que eu chamo de Propósito.

O Propósito, por definição, é aquilo que se quer muito fazer, que se tem grande vontade de realizar ou de alcançar, algo essencial. É um desígnio. É aquilo que não nos deixa escapar de nós mesmos.


Quando identificamos o nosso propósito, a nossa vida passa a ter muito mais sentido, fica “mais viva”, mais colorida e, consequentemente, não aceitamos apenas uma vida ordinária, e buscamos transformar o ordinário em extraordinário. E naturalmente, construímos negócios transformadores e também, uma grande vida.


Então, se você quer empreender ou já é um empreendedor e ainda não encontrou o seu propósito, debruce-se sobre isso por um tempo. Vale muito a pena.


AQUI você encontrará as primeiras nove perguntas que acredito serem essenciais para lhe ajudar nessa importante jornada de reflexão. Se você conseguir responder essas nove perguntas já terá dado um importante passo para descobrir o seu propósito.

Boa sorte!


Simone Basile

PhD pela USP

Artboard13-alt.jpg

(55) 11 94538 6527

Whatsapp

Interactti-Logo-03.png

Todos os direitos reservados. Interactti Inspirando Negócios Transformadores©| Site desenvolvido por Atemporal

bottom of page