top of page

Abrir uma empresa na União Europeia é um bom negócio?


Abrir uma empresa na União Europeia é um bom negócio?


Pense num continente com uma comunidade unificada de países sem controles fronteiriços, livre circulação de mercadorias e um mercado consumidor de mais de 400 milhões de habitantes. Além disso, conta com uma moeda forte, alto poder de compra e um apetite por consumir aguçado.


Claro que estamos falando da Europa, mais especificamente da União Europeia (UE), e para empresas e startups que estão localizadas fora do bloco soa, quase que como música, a ideia de lançar o seu produto ou serviço neste continente, certo?


Muitos países oferecem oportunidades únicas, como é o caso da Estônia, que em 2014 tornou-se o primeiro país do bloco a tentar atrair o maior número de empreendedores e startups possível.


Para isto o governo criou um programa chamado e-Residency <https://e-resident.gov.ee/>. Que basicamente é uma residência eletrônica, uma identidade digital que fornece acesso ao ambiente de negócios da Estônia e consequentemente da União Europeia.


Empreendedores não necessitam estar fisicamente na Estônia e podem tocar os seus negócios, de qualquer parte do mundo, inteiramente online, mas suas empresas terão a possibilidade de estarem sediadas na UE.


Depois que a inscrição no programa for aprovada, pode-se levar de 2 a 5 semanas para que seu kit de e-Residency chegue ao local de coleta. Existem atualmente mais de 45 locais de coleta do kit e-Residency espalhados pelo mundo.

O Brasil não ficou de fora e conta com um centro na cidade de São Paulo, a localização pode ser obtida por meio desse link https://e-resident.gov.ee/pick-up-locations/

O programa é um sucesso no contexto europeu, em grande parte, devido às dimensões reduzidas do país e à digitalização do governo em praticamente 100% dos serviços oferecidos aos seus cidadãos. Essa foi a base para o e-Residency. O pedido de residência eletrônica pode ser feito online preenchendo-se um formulário, enviando uma imagem do passaporte e indicando o motivo do pedido.


O e-Residency não é uma autorização de residência na UE, ou seja, o empreendedor que aderir ao programa, de forma alguma, terá o direito de ir morar na Estônia. Mas sim, poderá abrir e administrar sua empresa remotamente, ter conta em banco, pagar seus impostos como qualquer cidadão. E posteriormente, caso seja de seu interesse, poderá aplicar para um visto de longa duração na Estônia ou em outro país da Europa. Além disso, a empresa poderá ter acesso às linhas de crédito europeias e a todos os benefícios de qualquer empresa do bloco.


Claro que poucos vão querer abrir uma empresa num país que pertenceu ao bloco soviético, que fica num ponto isolado do continente às margens do mar Báltico, tem uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes (o que é praticamente uma Curitiba), além de ter um idioma ininteligível e que no inverno congela como um freezer com temperaturas que passam facilmente dos -20ºC.



Então quais seriam as vantagens para abrir uma empresa na Estônia?


Resposta:

A facilidade e o prestígio de estar localizado na Europa.


Estar localizado na Estónia significa a possibilidade de fazer negócios facilmente com os vários estados da UE. Além disso, é possível vender para clientes em todo o mundo, facilmente e sem burocracia. Os pagamentos podem ser feitos de forma online, por meio de sistemas de gateway e caem na conta vinculada da empresa.


Uma empresa com escritório na Europa cai bem, tanto para clientes como para investidores europeus e americanos. Uma prova de que a empresa tem maturidade suficiente para fazer negócios internacionais em vários países e idiomas e que tem o entendimento de várias culturas ao redor do globo.


No próximo artigo, abordarei a questão dos impostos, acesso a investidores e fundos europeus e ainda, créditos bancários para empresas e startups que queiram se instalar na Europa.


Nos siga para não perder o 2º artigo que será publicado em 08 de setembro.

no Instagram: https://bit.ly/2W0dxy6


Sobre o autor:


Luis Guillherme Diniz


Especialista e Advisor em Negócios Internacionais

Conversa com a gente – whatsapp (11) 94538 6527







Artboard13-alt.jpg

(55) 11 94538 6527

Whatsapp

Interactti-Logo-03.png

Todos os direitos reservados. Interactti Inspirando Negócios Transformadores©| Site desenvolvido por Atemporal

bottom of page