top of page

A importância do Futurismo para Empreendedores


Você já parou para pensar que o mundo tem mudado em um ritmo cada vez mais acelerado?


Empresas que começaram como startups - Uber, AirBnB, WhatsApp e Facebook têm pouco mais de uma década de existência e já figuram entre as organizações mais bem sucedidas do planeta. Mesmo período no qual o smartphone da Apple foi lançado e que hoje já não conseguimos mais viver sem ele.


Sem dúvida estas novas tecnologias mudaram radicalmente nosso comportamento e rotina no dia a dia cada vez mais exponencial.


Diante deste cenário cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, empreender no século XXI se tornou ainda mais desafiador, mas ao mesmo tempo, muito mais recompensador.


Se pegarmos o Uber como exemplo: uma startup que foi criada com o propósito de revolucionar a mobilidade urbana, mas que é hoje também, sinônimo de aplicativo de prestação de serviços nas mais diversas áreas: médicos, encanadores, manicures, entre outros.


Enfim, startups no mundo inteiro foram criadas nos últimos anos baseadas neste modelo de negócio disruptivo de chamar profissionais na sua casa via aplicativo. Isto sem contar os novos serviços prestados pelo próprio Uber: entrega de comida, de celulares novos na China, remédios nos EUA, entre inúmeros outros serviços que estão por vir.


Mas a história não para por aí: A própria Uber poderá se tornar obsoleta, em um futuro próximo, por conta de carros voadores, ônibus autônomos ou ainda tecnologias de desintermediação como o blockchain.


O mundo não para, não é mesmo? Pelo contrário. Acelera cada vez mais. Diversas empresas globais com mais de um século de tradição e sucesso vem perdendo ou perderam interesse e valor junto ao seu público. Kodak, Blockbuster, Xerox, Sears representam alguns exemplos de empresas que não inovaram e não se adequaram ao mercado e público, abrindo espaço para empresas que já nasceram digitais, as chamadas startups.


Por onde começar?


Frente a estes desafios, o Futurismo ou Foresight Estratégico pode auxiliar em muito as startups no processo de criação de negócios disruptivos e transformadores para a sociedade e planeta.


Essa metodologia surgiu em países arrasados pela 2ª Guerra Mundial e, posteriormente, nos meios acadêmico e corporativo.


Quais os benefícios que o Futurismo pode trazer às startups:


- Mapeamento e monitoramento constante de novos negócios, tecnologias e tendências emergentes no Brasil e no mundo;

- Geração de ideias de negócios baseadas nas atuais e futuras demandas de mercado, bem como, alinhadas às paixões e propósito de vida dos empreendedores.


Falaremos mais sobre esse tema em breve.


Sobre o autor:


Gustavo Machado MSc


Especialista em Foresight e Inovação, membro da INTERACTTI – Rede de Empreendedorismo e Negócios.

Acesse a nossa página no Linkedin para ter acesso a outros conteúdos.

Nos siga.




Artboard13-alt.jpg

(55) 11 94538 6527

Whatsapp

Interactti-Logo-03.png

Todos os direitos reservados. Interactti Inspirando Negócios Transformadores©| Site desenvolvido por Atemporal

bottom of page