Esse é o segundo artigo da Série Indicadores criada para ajudar empresas e empreendedores que têm dificuldade nesse processo.
No primeiro artigo falamos sobre o LTV - LifeTime Value (Valor do Ciclo de Vida) e sua importância para a estratégia do negócio.
O que esse indicador mede?
LTV indica o quanto um cliente gera de receita durante todo o ciclo de sua vida na empresa.
Está relacionado à retenção e consequente rentabilidade dos clientes.
Daí já se percebe a importância desse indicador para a estratégia de marketing e ainda, para identificar falhas no processo que levam clientes a desistirem de continuar comprando os produtos e serviços da empresa.
Mas o LTV precisa estar associado a outros indicadores para trazer informações mais completas sobre a saúde do negócio.
Quais são esses outros indicadores?
Um deles é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Esse, talvez, seja um dos indicadores mais importantes de se associar ao LTV.
O CAC mede quanto a empresa gasta para fechar cada venda, normalmente, antes dela acontecer. Se o CAC for muito próximo do LTV, ou superior, a empresa tem um problema sério e algo precisa ser feito.
A regra é procurar manter o CAC bem mais baixo do que o LTV, salvo se, por questões estratégicas, a empresa decida manter assim por um período definido. Mas essa decisão precisa ser consciente.
Sua empresa associa o LTV ao CAC? E a outros indicadores?
LEMBRE-SE!!! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Sobre a autora
Simone Basile - Empreendedora e Mentora em Negócios. Head da INTERACTTI – Rede de Empreendedorismo e Negócios. Idealizadora do conceito Negócios Transformadores. PhD em Ciências pela USP.
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