Mentoria em Negócios é um processo que orienta e, acima de tudo, provoca reflexões que, muitas vezes, levam os empreendedores a visualizarem questões ainda não imaginadas ou que foram deixadas em segundo plano, indicando caminhos melhores ou novos.
Uma mentoria em negócios vale a pena quando essas reflexões agregam valor à solução ou ao negócio, trazem inovações e alinham às tendências do século, levando os negócios a outro patamar.
E por que alguns empreendedores ficam muito satisfeitos com suas mentorias e outros nem tanto?
Antes de tudo precisamos refletir sobre duas questões importantes...
1. Características dos mentores
2. Expectativas do empreendedor
1. Características dos mentores
David Cohen, CEO da Techstars, publicou “O Manifesto do Mentor” (2011) onde listou * 18 comportamentos que um mentor deve ter e sugere que os empreendedores procurem identificar se seus mentores possuem tais comportamentos. É claro que não é tão fácil assim sair por aí avaliando mentores, mas vale a pena, pelo menos, saber quais são esses comportamentos e como podem fazer a diferença numa mentoria.
Destaco 3 dos 18 comportamentos listados por David Cohen que considero muito importantes:
*para saber mais sobre os 18 comportamentos do mentor sugeridos pelo autor
Ter um pensamento socrático. O que é isso?
Pensamento socrático é um método que consiste em conduzir alguém a um processo de reflexão e descoberta. Como eu mencionei, no início desse texto, um processo de reflexão que leve a descobertas é o que realmente faz uma mentoria valer a pena.
O mentor em negócios, por meio de sua experiência profissional e de vida, deve sempre levar o empreendedor à reflexão, favorecendo o processo de aprendizagem e o incentivando a usar suas capacidades para a construção de algo muito singular nos negócios alinhado a seus valores e propósito.
Por isso é fundamental que o mentor tenha um método que leve o empreendedor a esse patamar. Mas, atualmente, muitos mentores não possuem um método. Confiam cem por cento em sua experiência e acham que isso basta. Sem método as sessões de mentoria em negócios podem não ser eficazes.
Ter capacidade de questionar o empreendedor
A ideia é que o mentor em negócios desafie o empreendedor a ir mais longe e enxergar além. Isso precisa ser feito sempre de forma construtiva e nunca destrutiva, pois os idealizadores e empreendedores tendem a acreditar que já pensaram e enxergaram tudo que era possível.
Ser direto, falar sempre a verdade
Por mais dura que possa parecer a avaliação, a franqueza por parte do mentor é fundamental para que o empreendedor reconstrua os caminhos, faça ajustes, visualize as coisas de outra forma, pois boa parte deles costuma se apaixonar pela ideia ou pelo novo negócio. Isso é uma verdadeira armadilha para o empreendedor.
É preciso ter cuidado aqui, pois ser direto e franco, um comportamento considerado normal em determinadas culturas, nem sempre é bem aceito em outras culturas.
É importante que o mentor fique atento ao perfil e cultura do empreendedor!
2. Expectativas dos empreendedores
A segunda questão importante que leva o empreendedor a ter satisfação plena com sua mentoria em negócios está associada ao próprio empreendedor. Isso mesmo!
O empreendedor deve ter clareza sobre suas expectativas em relação à mentoria e sobre os objetivos que deseja atingir. Nada melhor para ilustrar a importância dessa clareza para um processo de mentoria bem-sucedido do que o trecho da conversa entre Alice e o Gato Cheshire em “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll abaixo destacado:
Alice: Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Gato: Isso depende muito de para onde queres ir
Alice: Preocupa-me pouco aonde ir
Gato: Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas...
É isso! VOCÊ, o empreendedor, precisa conhecer claramente seus objetivos e para onde deseja ir. Somente assim conseguirá extrair o máximo da mentoria em
negócios e poderá se sentir plenamente atendido.
E você já passou por algum processo de mentoria em negócios?
Valeu a pena?
Deixe seu comentário.
Simone Basile
PhD pela USP
Mentora, Empreendedora e Head da INTERACTTI – Rede de Empreendedorismo e Negócios.
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